Meu nome é Leonardo Silveira Handa. Jornalista. Perdido. Achado. Amante. Radialista.

terça-feira, março 25, 2008

Accelerate


Oficialmente, o álbum ainda não foi lançado, mas já vazou pelas trilhas on-line. "Accelerate" é o novo álbum da banda de Athens, Georgia, Estados Unidos, R.E.M. As faixas remetem exatamente o significado do título. Há tempos Michael Stipe e companhia não soavam tão frenéticos.

Os discos anteriores continham alguns momentos de brilhantismo. "Around The Sun" foi subestimado. "Reveal" era ótimo e seguia um pouco o trabalho iniciado com o depressivo, mas extremamente belo "Up", talvez o mais melancólico, modorrento e lírico CD do grupo. Contudo, "Automatic For The People" continua, indiscutivelmente, a melhor coleção de canções do R.E.M.

Em "Accelerate" a banda não retorna ao passado, como alguns haviam anunciado. Ela apenas aprimora muitas idéias já compostas, porém, não pense que encontrará deja vus. Quem saiba até ache, como na canção que abre o trabalho, "Living Well Is The Best Revenge". A levada da guitarra de Peter Buck lembra as linhas registradas no oitentista "Document". Apenas isso.

Depois de "Man-Sized Wreath", entra nos ouvidos a música de trabalho "Supernatural Super serious", a segunda melhor do disco. A melodia é grudenta e apresenta a faceta incrível do R.E.M. de compor indeléveis harmonias. Culpa do Mike Mills, baixista e tecladista, sem dúvida o Paul McCartney da banda.

Outras que se destacam são "Accelerate", faixa que empresta o nome para o álbum, e "I'm Gonna DJ", a música mais pesada já gravada pelo R.E.M. Sensacional.