Meu nome é Leonardo Silveira Handa. Jornalista. Perdido. Achado. Amante. Radialista.

quarta-feira, julho 11, 2007

The Kooks


A melhor música alternativa de hoje vem da terra da rainha. The Kooks é mais uma prova que a Inglaterra ainda tem coisa boa para apresentar. Formada na cidade de Brighton, em 2004, conta com Luke Pritchard (vocais), Hugh Harris (guitarra), Max Rafferty (contra-baixo) e Paul Garred (bateria).

O primeiro álbum dos caras se chama "Inside In, Inside Out" e permaneceu no Top 20 do Reino Unido durante mais da metade de 2006. Mais de um milhão de cópias do disco já foram vendidas e a banda excursionou por vários países do mundo.

O debut da The Kooks é uma mistura de pérolas pops com refrãos chicletes que grudam no tímpano facilmente. Quando você menos percebe, após a primeira audição da bolacinha, ao menos já está assobiando as melodias de "Naive" e "She Moves in Her Own Way", sem dúvida, as mais saborosas.

O grupo não apresenta nenhuma novidade sônora digna de outros conterrâneos, como Thom York ou Jarvis Cocker. Eles ainda são novinhos demais para chegar a comparações aos dois medalhões em questão. Basta lembrar que uma certa banda surgiu no cenário musical fazendo uma cópia do que o grunge apresentava no início da década de 1990 e que, em questão de tempo, surgiu nada mais, nada menos do que "The Bends", da Radiohead, um dos melhores álbuns da década passada. Se a The Kooks não compor algo quanto bom, também nem é necessário, desde que continuem com as suas músicas pops e não pirem em quererem fazer intervenções absurdamente eletrônicas.